Este trabalho de Valter Bracht trata de questões interessantes em relação a Educação Física. Bracht acredita sim no quanto o esporte contribui no processo de socialização das crianças e adolescentes, como, aprendem que entre elas e o mundo existem "os outros", que para convivência social precisamos obedecer determinadas regras, ter determinado comportamento, conviver com vitórias e derrotas; aprendem a vencer através do esforço pessoal;
No entanto, a educação através do esporte leva o indivíduo a internalizar valores, normas de comportamento, que o possibilitarão se adaptar à sociedade capitalista. Uma educação que leva ao acomodamento e não ao questionamento.
Fica evidente que o esporte realmente educa, mas uma educação que muito se aproxima do militarismo, uma forma de controle social. Meio século depois e a situação pouco mudou em relação a educação. Assim, cabe a nós futuros profissionais de Educação Física contribuirmos para uma transformação social em busca de uma sociedade mais livre e justa. Tarefa que já neste primeiro semestre nos mostrou que não será fácil, já que estamos muito condicionados ao não-questionamento, precisamos primeiro mudar a nossa atitude quebrando esse paradigma, e assim, incentivarmos as pessoas que nos rodeiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário