domingo, 13 de junho de 2010

Avaliação final 1º Semestre

Na segunda avaliação do semestre tivemos como desafio escolher uma obra de arte e relaciona-la com as temáticas trabalhadas em sala de aula. Escolhi esta obra do artista Naif Josinaldo de tema "Povoado ribeirinha Rio São Francisco" pelo fato de que estão presentes muitas das manifestações trabalhadas. O primeiro fato que me chamou a atenção é o prazer que a obra me proporciona ao admira-la, porque ela me transmite a ludicidade em todos os aspectos, como cita Marcelino para quem "o lúdico não é em si mesmo ou de forma isolada em essa ou aquela atividade (brinquedo, festa, jogo e brincadeira) mas como componente da cultura". Nesta imagem é perceptível que todos os personagens se encontram numa dimensão lúdica quase que completa. No jogo das crianças com o cachorrinho e dos meninos correndo na frente é a forma mais explícita, já os trabalhadores também nos remete o lúdico de uma forma mais implícita, o trabalho era de certa forma mais livre do que nos dias de hoje, onde naquela época as pessoas trabalhavam para viver e não viviam para trabalhar como nos dias de hoje, esse fato nos mostra que o trabalho poderia ser considerado muito mais lúdico do que é hoje. Na imagem até o trabalho pode ser visto como uma forma de jogo que, para Huizinga (1980) "o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana". Essas características entre outras como o fato do quanto o jogo é sério, com a idéia de isolamento e limitação, me fez perceber que o trabalho é uma forma de jogo. Jogo este que pode ser classificado como cooperativo, já que se faz necessária a participação de todos em busca do mesmo objetivo. Até mesmo este fato de se considerar o trabalho como um jogo, se comparado aos dias de hoje nos grandes centros urbanos, ele seria considerado muito mais um jogo competitivo do que cooperativo, já que vivemos uma situação onde o capitalismo manipula cada vez mais a sociedade. Já o menino com o berimbau me faz pensar em diversas manifestações, talvez pelo fato de ligarmos o berimbau com a capoeira e suas manifestações, como a dança que é uma forma de expressão da cultura corporal e que segundo Darido "a dança possibilita a exploração da criatividade através da descoberta e da busca de novas formas de movimento", que já traz também a idéia de ginástica que esta presente em quase todas as manifestações da cultura corporal de movimento, quando as pessoas pulam, saltam e etc. Outra manifestação ligada a capoeira e ao menino com o berimbau também é o jogo onde parece que ele e os outros meninos são impulsionados pela motivação lúdica a jogar capoeira, onde reside, como cita Huizinga "(...) a intensidade, o poder de fascinação, a fuga da vida "real". Assim esses meninos também podem ver a capoeira como luta, onde segundo os PCNS (Brasil, 1998) "As lutas são disputas em que o oponente deve ser subjulgado, através de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização, ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa." Assim, a arte da capoeira tem essa possibilidade de ser dança, jogo, luta e esporte, basta a forma como ela é encarada. Outra forma de luta pode ser vista como uma luta pela sobrevivência, onde o trabalho é a forma de ataque em defesa da sobrevivência, a busca por uma boa safra, as condições de caça, podem ser encarados com batalhas constantes nesta luta. Outro fato é o quanto a obra me transmite a idéia de lazer como cita Dumazedier, para quem "o lazer é um conjuto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desisteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora." Todas essas questões citadas por Dumazedier são possíveis na imagem onde apresenta muitas alternativas de ações e participações. Assim, o corpo é um meio pelo qual, através do movimento se transmite cultura. E este movimento que é tema da Educação Física se manifesta através da dança, da luta, do jogo, do esporte e da ginástica. Dessa forma a cultura pode significa toda a produção humana. O termo cultura corporal tem a intenção de reduzir esse campo à produção humana vinculada às práticas corporais e suas representações simbólicas. A expressão cultura corporal de movimento permite ampliar o campo de análise a todas as práticas relacionadas ao movimento e suas representações. Dessa forma, o nosso curso que segue o construtivismo, onde segundo Piaget "a intenção no construtivismo é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, além do ensinar e aprender", percebi que o conhecimento construído durante o semestre, onde consideramos também o conhecimento que já possíamos, se fez presente a partir dessa interação com o mundo, numa dinâmica onde tudo se relaciona o tempo inteiro, assim, toda essa bagagem adquirida nos possibilita ter um novo olhar em relação ao mundo, onde as relações se fazem.
Bibliografia
Darido, Suraya Cristina; Rangel, Irena Conceição: Implicações para prática pedagógica, Rio de Janeiro, edt. Guanabara Koogan, 2005.
Huizinga, Johan: Homo Ludens, 5° edição, 1° reimpressão, editora Perspectiva, São Paulo, 2004
Daolio, Jocimar: Da cultura do corpo, 12º edição, editora Papirus, Campinas-SP, 2007
Marcellino, Nelson Carvalho: Estudos do Lazer - Uma introdução, editora Autores Associados, 2006

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