domingo, 16 de maio de 2010

Classificação de Esportes

Diversas são as maneiras de se classificar o esporte e vários são os autores que o fizeram (Cagigal, 1972; Ferrando, 1990; Kolyniak Filho, 1997).Entre tantas nos aprofundamos na classificação apresentada por Manoel Tubino (2000 e 2001) que classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação:

  • O esporte-educação -Neste caso o esporte é um meio de ensino focalizado nas escolas, onde o professor além de proporcionar aos alunos a vivência em diferentes modalidades esportivas deve levá-los a refletir de forma crítica os aspectos negativos e positvos atráves da atividade em relação a sociedade num geral.

  • O esporte-participação - Com o objetivo de lazer, o príncipio é a vivência lúdica. O esporte-participação pode ser praticado por jovens, adultos e terceira idade, sendo homens ou mulheres, portadores de necessidades especiais ou não. Podem ocorrer em espaços públicos de esporte e lazer, clubes, praias e nas ruas.

  • O esporte-rendimento - O objetivo é a vitória sobre os adversários. Neste caso como não se excluí a importância dada aos resultados o que se faz é tão importante quanto a livre escolha que se fez. As regras são universalmente preestabelecidas. Exemplos do esporte de rendimento podem ser vistos pelas transmissões da televisão de campeonatos de diversas modalidades.

Com o objetivo de entendermos e diferenciarmos essas manifestações foi proposto que escolhessemos um esporte para cassificarmos. Escolhemos a Natação e esta diferença ficou evidente conforme abaixo:

Natação como:



Educação


Objetivos: Formação para a cidadania e para um estilo de vida ativo.


Principíos: Participação, Cooperação, Igualdade, Desenvolvimento Esportivo, Co-Educação e Co-Responsabilidade.


Regras: Adaptadas aos princípios.


Características: Para todas as idades; Nas escolas e fora delas; Premiações adaptadas; Valorização da formação integral; Competições esportivas em dosagens adequadas;




Participação

Objetivos: Entretenimento e vida ativa.


Princípios: Participação, Prazer e Não Formação.


Características: Para todos; Voluntários; Pode ser praticado sem adversários; Regras livres;



Rendimento


Objetivos: Vitórias e Sucessos, Conquistas esportivas, Recordes, Prêmios e Valorização pessoal.


Princípios: Superação e Superioridade.


Características: Talentos esportivos; Prática profissional; Dirigido por entidades de direção esportivo.

Um comentário:

  1. Fala Vanessa >.<
    Td bem?
    Tu és da turma da manhã?
    O bicho tah pegando ai tbm... rsrsr!
    Aki tah D+.
    Seu blog tah legal.
    O meu.... to correndu atras do preju.
    Quase num tenhu tempo para postar.
    Mas vou dar um jeito e deixar tãum bom quanto o teu.

    Abraço

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