Com o objetivo de entender o que é ciência o meu grupo foi buscar o início do processo até chegar na ciência. Assim, nos deparamos com o mito como o ponto de partida.
O Mito ---
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, pronunciado para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira.
O Mito --- A Filosofia ---
A filosofia é o amor e o respeito pelo saber, onde há a disposição interior de que estima este saber. Sócrates é considerado o patrono da filosofia. Ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos e crenças inquestionadas. Ele dizia que era instigado por um espírito que o fazia desconfiar e procurar a verdade em todas as coisas. Ele questionava as pessoas de forma que as faziam chagar a conclusão que elas realmente não sabiam de nada.
Trabalhamos com O Mito da Caverna, conforme o vídeo a seguir:
No mito da caverna quando o homem entra na caverna e começa a questionar os "homens da caverna" ele faz o papel do filósofo. Relacionamos também com o filme Matrix, na famosa cena quando Morpheus fala para Neo que aquele mundo não é real e lhe dá a possibilidade de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará a sua vida ilusória. Tomando a vermelha, conhecerá a verdade que esta por trás do que julga ser real, a dicotomia do mundo ilusório e do mundo real. Neo foi impelido por Morpheus.
O Mito --- A Filosofia --- A Ciência
A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e de falta de curiosidade. A ciência surgiu da necessidade de comprovar as questões da filosofia. A ciência é um estudo aprofundado de algo, saber tudo sobre o objeto de estudo, argumentos baseados em estudos, pesquisas para comprovar ou registrar a verdade.
O verdadeiro significado da ciência, que a distingue de toda outra forma de nossa atividade civilizada.
Onde vemos:
- Coisas
- fatos
- Acontecimentos
A ciência vê:
- Problemas
- Obstáculos
Que precisam ser:
- Explicados
- Afastados
MITO --- FILOSOFIA --- CIÊNCIA
Dessa forma mito, filosofia e ciência estão numa relação dinâmica a todo tempo.
Assim, entendemos a ciência e concluímos que a Educação Física se usa de outras ciências, de métodos científicos, mas em si não é ciência. Já Manoel Sergio considera a Educação Física através da Motricidade Humana como ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário