quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eventos Esportivos

Segundo Poit (2006, p 19), evento é um conjunto de ações profissionais previamente planejadas, que segue uma seqüência lógica de preceitos e conceitos administrativos, com o objetivo de alcançar que possam ser qualificados e quantificados junto ao público alvo.

Os eventos esportivos além de serem esse conjunto de ações profissionais têm também como interesses, entreter o povo, divulgar alguns esportes pouco conhecidos (no caso dos mundiais), promover de maneira turística e trazer muitos lucros ao local onde esta sendo sediado, transformado alguns atletas em ícones e ídolos de determinado esporte, entre outros.
Quando o evento é esportivo, o mesmo comporta algumas subdivisões:
  • Campeonato
  • Torneio

  • Olimpíadas

  • Taça ou Copa

  • Festival

  • Gincana

  • Desafios

O Evento como atividade de marketing

O que torna o evento como uma atividade de marketing é sua capacidade de juntar o negócio do patrocinador com os consumidores potenciais em um ambiente interativo. A força do evento reside na sua capacidade de desenvolver o negócio do patrocinador como parte integrante da sua estratégia promocional.

Um exemplo é a Coca-Cola, que é patrocinadora da Federação Internacional de Futebol - FIFA - e dos campeonatos mundiais promovidos pela entidade em todas as categorias.












O marketing de eventos
O conceito de marketing de grandes eventos baseia-se no uso de macroeventos como estratégia promocional de marcas. Daí a importância dos chamados "esportes mundiais", ou seja, esportes que são praticados em todo o mundo são objetos de macroeventos.


O Evento Esportivo como atividade econômica

Temos que pensar no evento como uma atividade econômica que gera uma série de benefícios para as empresas patrocinadoras, para a cidade promotora do evento, para o comércio local, restaurantes e hotéis, e para a comunidade.

Os eventos de grande porte e os macroeventos dão margem ao surgimento de uma cadeia de valor, constituída dos seguintes elementos:
  • O turismo de eventos
  • O comércio de eventos
  • A indústia do entretenimento de eventos

São, portanto, elementos interdependentes, cujos efeitos são gerados em cadeia - o aumento do turismo de eventos, gera um aumento no comércio de eventos, e este, por sua vez, provoca aumento no volume de ofertas da indústria do entretenimento de eventos.






Pão e Circo


O evento como uma forma de entreter as pessoas pode ser considerado uma forma de controle social, como a política do "pão e circo", adotada pela Roma Antiga que usava o slogan, "dê ao povo pão e circo que eles não terão motivos para revolta", a idéia de suprir as necessidades básicas e oferecer o entretenimento como forma de tirar o foco do povo para questões importantes como a política, por exemplo, ainda são vistas nos dias de hoje.



Assim os eventos esportivos não são apenas programação, planejamento, execução e monitoramento, mas também têm como interesse entreter o povo, divulgar esportes pouco conhecidos e trazer ao local onde esta sendo sediado benefícios turistícos e lucrativos.

3 comentários: