Com o objetivo de identificar e compreender o Lúdico tivemos como desafio identificar no cotidiano duas situações que a dimensão lúdica estivesse quase que completa sendo de deveríamos filmar uma cena de jogo explícito e outra de jogo implícito. De acordo com Huizinga (1980) "(...) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana" (p.33)
Na primeira filmagem identificamos o lúdico como jogo explícito numa partida de futebol e o Pimbolim no Clube Esportivo da Penha. Explícito porque era possível que todos entendessem que se tratava de um jogo, que era lúdico. Como podemos ver no vídeo abaixo:
Na segunda filmagem identificamos o lúdico no jogo implícito, o jogo da pesca. Desta vez experimentamos com a intenção de sentir de fato se era lúdico, e para nossa surpresa sentimos a pesca como um jogo implícito. Implícito porque para entender que é um jogo, precisamos antes compreender o lúdico. Como cita Caillois (1990) questões como o quanto o jogo é prazeroso, o fato de estar fora da realidade, ser absorvente, a idéia de liberdade e invenção ficaram evidentes na pesca.
Com esse trabalho vimos o lúdico sair das páginas dos livros e não só o percebemos de fato, mas tivemos a oportunidade de senti-lo, e não apenas senti-lo mas compreende-lo com uma nova visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário